3.11.06

Tranqüilidade e falta de transporte marcam segundo turno em Irará

Lula venceu em Irará. O PeTista teve 85,32% dos votos válidos, contra 14,68% do tucano Geraldo Alkimin. Neste segundo turno, sem os candidatos a deputado, a campanha foi um pouco fria.
.
Do lado de Lula, o PT de Irará, com o apoio “dos Pinto”, colocou carro de som na rua. Da parte de Geraldo, ninguém patrocinou nenhum tipo de manifestação pública. Para além dos comentários e conversas boca a boca, Irará assistiu o segundo turno basicamente através da mídia. Destaque para os debates e os programas eleitorais de Rádio e TV.
.
A tranqüilidade também marcou o dia da eleição. A movimentação de pessoas na rua foi bem menor do que no primeiro turno. Passei numa barraca de lanches e perguntei ao vendedor: “Como vai o movimento?”. A resposta dele foi que estava fraco, complementando com uma informação. “O prefeito não colocou ônibus”, disse ele.
.
No início da tarde avistei um ônibus da prefeitura rodando. “Ele só colocou dois, para não dizer que não botou” me disse um eleitor. A situação era diferente do primeiro turno quando era grande o movimento de ônibus transitando pelo município. Algumas pessoas que foram à zona rural, afirmam terem visto eleitores na estrada, aguardando condução.
.
Houve eleitor que se cansou de esperar e foi votar a pé. Nesta situação estavam algumas pessoas da Massaranduba, distante 13km do centro da cidade. Outros acharam carona dos carros particulares e de transportes patrocinados pelo PT-Irará e pela família Pinto. Conduções, assim como os ônibus da Prefeitura, devidamente autorizadas pela Justiça Eleitoral.
.
Apesar do clima frio de campanha e das dificuldades com transportes, a abstenção em Irará ficou no patamar dos 12%. Índice abaixo das médias, nacional (18,99%) e estadual (23,29%).
.

Nenhum comentário: