6.4.10

Um bate papo com @s nov@s colegas


O Quinta Aqui é uma atividade realizada pela Produtora Jr. da Facom. O evento objetiva aproximar os alunos e egressos da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A intenção é o relato de experiências de quem, até pouco tempo, era estudante da Faculdade e hoje está no mercado de trabalho.


Fui convidado pela Produtora para participar da primeira edição do evento em 2010. Dividi a mesa com o colega Lucas Cunha, hoje no A TARDE. Eu estava ali como egresso do curso de Produção Cultural e ele de Jornalismo. O evento aconteceu em março durante a Semana do Calouro 2010.1.


Falar de mim e de minhas andanças no território da Produção Cultural, pode até massagear o ego, mas o melhor daquela manhã foi a interatividade com @s nov@s colegas.


“Sim... mas vc é realizado financeiramente?” – Questionou um aluno.


“Não. Ainda não...” – respondi, complementando que o Produtor Cultural não é um profissional com garantia de retornos financeiros. Depende de muitas variáveis, de esforço incomensurável, dedicação e... pode crer, muita sorte. (rs)


Casos, histórias, fatos, considerações. A “palestra” fluiu bem. Lugares onde trabalhei, currículo acadêmico, projetos realizados, desafios encontrados. Entrou em pauta também uma discussão sobre a grade curricular do curso e suas disciplinas praticas e teóricas.


“Prestem atenção no nome da graduação: Comunicação Social – Hab. em Produção em Comunicação e Cultura!”


Frisei a “comunicação” para lembrar que o curso focalizou sua ação na “Produção Cultural”. Estuda-se gestão cultural, política cultural, oficina de produção cultural, elaboração de projeto cultural e não se tem atenção relevante à produção em comunicação, a exemplo de programas televisivos, como bem lembrou um estudante.


Diante da troca de constatações, lembrei do velho argumento que já falávamos nas velhas discussões para a reforma curricular nos meus tempos de discente de Produção. “Se é pra ser ‘gestão cultural’, talvez essa habilitação estivesse mais confortável junto à graduação de administração”.


Sobre percalços do trabalho na área, lembrei que em Produção nós temos sempre de prever o imprevisível. “É como nos lembra Cristiane Olivieri em seu Guia de Produção Cultural, temos de driblar Murphy”. Disse-lhes que tudo deve ser feito com tempo calculado e soluções alternativas, porque na hipótese de algo dá errado, já estamos cobertos.


Daí comecei a contar-lhes um caso hipotético. “Num translado programe a viagem com tempo de folga e se possível com carro reserva. Por menor que seja a possibilidade você tem de pensar que o carro vai quebrar”. Daí lembrei: “e já aconteceu comigo!”.


“O grupo Pirigulino Babilake estava indo tocar em Irará, numa Van 0km, era a primeira viagem da Van e... quebrou!”. Mal souberam eles, que esse foi só um dos probleminhas daquele dia...


E sejam tod@s bem vind@s ao excêntrico mundo das produções
culturais.

PS. Agradecimentos à Produtora Júnior e a Felipe Santana pelo convite e dedicação na realização desta edição do Quinta Aqui.

Foto: Produtora Jr.

Nenhum comentário: