6.4.11

O título como enigma

Antes, na construção de um título e um subtítulo para o meio impresso, o autor procurava resumir toda história. Ao menos, era assim que eu percebia. Penso que a medida era prestar um serviço ao leitor. De tal sorte, se o assunto não lhe era interessante, ele (o leitor) pulava para outro, mudava a página, etc, etc.

A lógica de hoje, principalmente no meio digital, parece ser outra. Percebo isso principalmente no twitter. Na internet, infelizmente, os veículos costumam ganhar mais notoriedade pelo número de acessos do que pela qualidade de suas publicações. Lógica de mercado. Mais acessos, mais anunciantes.

Daí, os títulos e subtítulos, quando os tem, parecem mais enigmas a instigar curiosidade. A estratégia parece ser a de forçar o leitor a clicar e entrar na página. Quanto mais leitores curiosos clicando, maior o número de acessos na página. Para o pobre leitor, isto é um desserviço. E, em muitos casos, perda de tempo. Acontece de nos deparamos com cada idiotice...

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