7.5.12

Modernização da Biblioteca de Irará: A semente germinou


Mesmo afastado do “jardim público”, fico feliz com a notícia. Pelo que vejo, mais uma das sementes que lá plantamos germinou. Falo do projeto de Modernização da Biblioteca Pública de Irará.  


Através deste projeto, elaborado e enviado à Fundação Pedro Calmon (Governo do Estado), por nossa iniciativa, quando estávamos à frente do Departamento Municipal de Cultura, a biblioteca pública de Irará vai receber móveis, mais de mil volumes em livros e outros acessórios. 


Em maio de 2009, noticiamos o começo desta luta no “Boletim Cultura Pra Toda Gente”.  Através daquele informativo, divulgado via internet, publicávamos as ações do Departamento de Cultura da Prefeitura de Irará. Uma nota na edição daquele mês dizia: 


“O Diretor Roberto Martins esteve reunido na Fundação Pedro Calmon em Salvador, com os dirigentes de Bibliotecas Públicas e de Arquivos Públicos do Estado. Na reunião foram tratadas de parcerias para a re-ativação do Arquivo Público do Município e para a modernização e organização da Biblioteca Pública Municipal.” 


Pois sim. A reunião mencionada foi só começo. Depois vieram elaboração e proposição de projetos, outras reuniões, sugestões e encaminhamentos. E foram vários telefonemas também. Até para o Ministério da Cultura em Brasília ligamos, em busca de informações de como estava o andamento do projeto a ser contemplado pelo programa Mais Cultura. 


Quando sai do Departamento, mencionei a ação em relatório de atividades, entregue ao Prefeito Derivaldo Pinto: 


“Envio do Projeto para integração no Programa de Modernização de Bibliotecas (Minc/Secult) que prevê aumento do acervo e novos mobiliários (segundo informações de funcionária do Minc a Biblioteca de Irará foi incorporada à lista das beneficiadas e será contemplada);”


Pois então, fiquei feliz em ver a notícia e de confirmar o nome de Irará na lista. É gratificante ver que mais esta semente, entre as que plantamos naquela breve chuva em que passamos no Jardim do Departamento de Cultura, germinou. Lamentável é lembrar que se o “tempo” tivesse ajudado teríamos germinado muitas outras flores e frutos. 


Agora, nos resta torcer para que o projeto seja devidamente executado, inclusive com a implantação da Biblioteca Itinerante e as atividades de leitura na zona rural.   


#PS: No dia 27 de Maio, em pronunciamento público, o Prefeito Derivaldo Pinto assinou o convênio do projeto de Modernização. O prefeito falou da importância da leitura e do convênio, mas em momento algum citou que o mesmo foi conseguido em 2009, quando estávamos à frente do Departamento. Deve ter esquecido. 


OBS: Esse texto foi atualizado e reescrito em 03/06/2012, com adaptações estritamente fieis ao conteúdo original (publicado em 07/05/2012), mudando apenas o formato e acrescentando algumas informações como o PS. 

2 comentários:

Sérgio Cabelera disse...

Voce é o cara!!!

Sérgio Cabelera disse...

Voce é o cara!!