24.10.12

Música, comida,dicas sexuais e até filme pornô para o público evangélico


Os cristãos evangélicos costumavam ser vistos como pessoas afastadas do “mundo”. Diante de costumes e vivência própria, o esperado sempre foi que, ao aderir a uma religião evangélica, o individuo abdicasse de prazeres e costumes de antes. 

Hoje, já não sei avaliar se a vivência evangélica é assim tão afastada “do mundo”. Teriam os evangélicos criado uma nova interpretação do mundo? Ou seriam apenas adaptações? 

Música 

Na música, o rock, que é cantado por Raul Seixas como um dos “filhos do diabo”, já tem a sua versão evangélica. As variantes também chegam aos outros ritmos. 

“Pagode de Jesus”, “Samba pra Jesus”, Forró, Pop, Sertanejo, Axé... e segue a infinidade de gêneros musicais tocados em forma de louvores. Ou seriam louvores em forma de gêneros musicais? 

As variações também chegam a outra culturas como a culinária e o sexo. 

Acarajé  

Na Bahia, é emblemático o caso da venda dos acarajés. A iguaria tem origem nos ritos de religiosidade de matriz africana. No entanto, os evangélicos também começaram a produzi-lo. Para eles, o quitute tem o nome de “bolinho de Jesus”. 

Segundo argumento de alguns, a diferença é que, quando produzido por um irmão evangélico, a pessoa tem a certeza de que a comida não foi “oferecida” a qualquer entidade espiritual. 

Filmes pornôs 

Também já virou notícia a produção de filmes pornôs direcionado ao público evangélico. A ação é explicada, em inglês, por um site disponível na internet, cuja tradução livre do seu título por ser entendida como “sexo em Cristo”. 

Discutindo sobre o assunto, a colunista Carol Patrocínio, do blog “Preliminares”, ligado ao Portal Yahoo, disse que “a ideia desses filmes é ensinar aos casais cristãos como eles podem ter e proporcionar prazer de acordo com a Bíblia — incluindo posições sexuais e tratamentos respeitosos ao órgão do outro”. 

Poli dance e Sex Shop 

Patrocínio também comenta sobre a criação de um sex shop online para casais religiosos. Segundo a colunista o objetivo da loja é “apimentar a relação de acordo com preceitos da Bíblia”. 

Ela apresenta o Book 22 (em inglês), o primeiro a ser lançado e que, segundo o site NPR.com, foi criado por um casal “cansado de buscar soluções para sua vida sexual e só encontrar pornografia”.

Outro fato comentado por Carol Patrocínio é a criação do “Pole Dance para Jesus”. De acordo com a colunista, “uma americana resolveu criar o esporte e fez algumas mudanças nas aulas convencionais de pole dance, ou dança do poste. 

Primeiro, as músicas: nada de música de boate, apenas louvores cristãos ou músicas gospel populares. Depois, os movimentos, que não são tão sensuais quando nas aulas normais, afinal, é um momento de adoração”.

Site dá dicas 

Uma notícia publicada na Folha OnLine apresenta um site criado com o intuito de dá dicas de sexo para evangélicos. Segundo a matéria, o site SexoCristão.com responde a perguntas como: “Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre fantasias sexuais? Transar no noivado, pode?” 

De acordo com a publicação o site, que tem o slogan “o sexo como Deus planejou”, sugere debates sobre relacionamentos gospel. A página contém artigos, fóruns, notícias relacionadas ao tema e enquetes. Numa delas, foi pesquisado a opinião dos visitantes sobre o fato de cristãos irem a motéis. A opção “é pecado” foi a mais votada com 5787 de quase 14 mil votos.

Brincadeira?

A notícia também comenta que segundo os idealizadores do site, cujos nomes não são revelados, o projeto não pertence a uma igreja protestante específica. “Não há e-mails ou telefones para contato, o que aumenta nos fóruns a suspeita de que tudo não passe de uma brincadeira. "Esse site é uma piada?", pergunta um dos visitantes”, segundo notícia da Folha OnLine. 











Nenhum comentário: